segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Síndrome de Down - Características

As três principais características da síndrome de Down são a hipotonia (flacidez muscular, o bebé é mais "molinho"), o comprometimento intelectual ( a pessoa aprende mais devagar) e a aparência física. Uma pessoa com a síndrome pode apresentar todas ou algumas das seguintes condições físicas: olhos amendoadas, uma prega palmar transversal única (também conhecida como prega simiesca), dedos curtinhos, fissuras palpebrais oblíquas, ponte nasal achatada, língua protusa (devido à pequena cavidade oral), pescoço curto, pontos brancos na íris conhecidos como manchas de Brushfield, uma flexibilidade excessiva nas articulações, problemas cardíacos congénitos, espaço excessivo entre o háluz e o segundo dedo do pé.
Apesar da aparência às vezes comum entre pessoas com síndrome de Down, é preciso lembrar que o que caracteriza realmente o indivíduo é a sua carga genética familiar, que faz com que ele seja parecido com os seus pais e irmãos.
As crianças com síndrome de Down encontram-se em desvantagem em níveis variados face a crianças sem a síndrome, já que a maioria dos indivíduos com síndrome de Down podem ter sérias anomalias que afectam qualquer sistema corporal.
Outra característica frequente é a microcefalia, um reduzido peso e tamanho do cérebro. O progresso na aprendizagem é também tipicamente afectado por doenças e deficiências motoras, como doenças infecciosas recorrentes, problemas de coração, problemas na visão (miopia, astigmatismo ou estrabismo) e na audição.

Sem comentários:

Enviar um comentário