domingo, 30 de maio de 2010

Entrevista à prof.Conceição Apolinário, directora de turma

1) Quantos alunos tem na sua direcção de turma com síndromes ou deficiências?
R: Tenho quatro alunos.

2) Que tipo de síndromes ou deficiências eles têm?
R: Tenho um com Trissomia 21, um com deficiência mental moderada e dois com deficiência mental ligeira.

3) Esses alunos têm todas as disciplinas como os outros alunos?
R: O aluno com Trissomia 21 tem currículo próprio, frequenta as aulas de Educação física, Tic, Formação cívica, Estudo acompanhado, Área de projecto,… assim como o aluno com deficiência mental moderada.
Os dois alunos com deficiência mental ligeira tem adequações curriculares, mas frequentam todas as aulas, apenas são feitas algumas adaptações a nível de fichas, testes, etc.

4) Como interagem os alunos da turma com eles?
R: Eles dão-se bem, não é feita qualquer tipo de discriminação ou agressão.

5) Esses 4 alunos estão integrados?
R: O aluno com deficiência mental moderada e um dos alunos com deficiência mental ligeira tiveram dificuldades em adaptar-se e eram agressivos. Tentei ir falando com eles e com os alunos da turma, e o relacionamento e integração foram melhorando.
Os outros dois alunos integraram-se bem.
Eles são apoiados, também por funcionários que os orientam.
A nível de escola estão bem integrados.

6) Como é que esses alunos se comportam na sala de aula?

R: Em termos de comportamento eles são iguais aos outros alunos, também são faladores às vezes.

7) Quando eles não tem aulas o que fazem? Para onde vão?
R: Quando não têm aulas, eles vão para a sala de apoio onde estão com a professora de ensino especial.

8) Quando há um qualquer problema com algum desses 4 alunos, como lida com a situação?
R: Depende do tipo de problema. Com o aluno com Trissomia 21, às vezes é difícil lidar porque não sei como vai reagir, também porque ele fala pouco.
Também com os outros é difícil, por exemplo um dos alunos com deficiência mental moderada tem dificuldade em acatar ordens. Telefono aos pais, tento resolver da melhor maneira.

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